Coffee Forums banner
Status
Not open for further replies.

Wilfa Svart - Motor corta

2 reading
73K views 65 replies 33 participants last post by  Rincewind  
#1 ·
Eu já recebi um reembolso do fabricante, mas eles não puderam enviar uma substituição devido ao Brexit, então pensei em tentar consertá-lo.

#2 ·
Pode ser o capacitor de supressão. Será um capacitor quadrado com corpo de plástico com X2 estampado e algo na região de 0,4 a 0,6 uF de capacitância. Geralmente na placa principal, em toda a fase e o neutro. São baratos, então vale a pena tentar.

Save
#4 ·
Pode ser o capacitor de supressão. Será uma tampa quadrada de plástico com X2 estampada e algo na região de 0,4 a 0,6 uF de capacitância. Geralmente na placa principal em toda a fase e neutro. Eles são baratos, então vale a pena tentar.
Interessante, isso parece um pouco além da minha experiência, para ser honesto!

@Russ09 Olá Russ, ainda está na garantia ou já terminou?
O fabricante já me reembolsou (mas não conseguiu enviar uma substituição). Eu só me sinto mal jogando no lixo se puder ser consertado.

#14 ·
Tudo consertado, de volta e funcionando. Trabalho fácil.

Como um 'pay it forward', vou listá-lo na seção de vendas pelo que paguei, que não foi muito!
Impressionante que você conseguiu consertar isso! Muito além das minhas habilidades técnicas.

Eu me encontro com o mesmo problema que o OP, embora minha unidade, infelizmente, esteja fora da garantia, então o varejista não está disposto a trocar o item.

Eu me perguntei se você poderia considerar tentar consertar o meu se eu cobrisse o frete e, claro, te pagasse pelos seus serviços?

Atenciosamente,

Luke

#15 ·
Sim, vou dar uma olhada nisso. Se for apenas o capacitor, farei isso de graça. Claro que não há garantia de que esse seja o problema, mas há uma boa chance. Um pouco de aposta da sua parte, depende de você.

Save
#16 ·
Sim, vou dar uma olhada nisso. Se for apenas o capacitor, farei isso de graça. Claro, não há garantia de que esse será o problema, mas há uma boa chance. Um pouco de aposta da sua parte, depende de você.
Isso é muito gentil. Suponho que seja o mesmo problema, soa muito semelhante ao do OP.

Também vou anexar um saco de grãos de um torrador local como agradecimento - apenas algo para você aproveitar.

#21 ·
Olá!

Juntei-me a este fórum há 5 minutos porque o wilfa Svart que recebi novo no Natal começou a dar exatamente o mesmo problema! Felizmente, está na garantia, por isso estou a receber uma substituição, mas não quero simplesmente deitar o antigo no lixo!

Parece que este problema pode muito bem ser endémico!

Qualquer tipo de tutorial (ou mesmo apenas um link para comprar a peça de substituição correta) seria muito apreciado!

Sou geralmente bom com reparações mecânicas, mas sou muito mais tímido quando se trata de eletrónica, por isso gostaria de tratar isto como uma oportunidade de aprendizagem.

E se me permitirem, gostaria de retribuir o favor em grãos!

#26 ·
Que guia absolutamente fantástico. Meu Wilfa Swart começou a engasgar e piorou quando eu tinha que pressionar o botão de início 3 a 5 vezes para uma moagem de 15g. Eu não teria ideia de como consertá-lo sem este guia. Eu pensei que ele simplesmente precisava de uma boa limpeza. Ele está forte como sempre agora. Muito obrigado.

#27 ·
O motor do meu Wilfa WSCG-2 é realmente fraco e para se eu moer mais de um grão de cada vez. É um estoque antigo novo, então nunca tinha sido usado antes de eu o ter, mas também não está mais na garantia.

Eu o desmontei e localizei o capacitor de 0,33uF, mas em vez de cinza, ele é amarelo com um passo de pino de 20 mm e a PCB também parece diferente daquela nas fotos acima. Há também outro capacitor amarelo na parte frontal da placa com classificação de 0,1uF. O problema com a minha unidade ainda pode ser o capacitor, ou eu tenho uma versão atualizada e o problema é outra coisa?

#28 ·
O motor do meu Wilfa WSCG-2 é realmente fraco e para se eu moer mais de um grão de cada vez. É novo em estoque antigo, então nunca tinha sido usado antes de eu obtê-lo, mas também não está mais na garantia.

Eu o desmontei e localizei o capacitor de 0,33uF, mas em vez de cinza, ele é amarelo com um passo de pino de 20 mm e a PCB também parece diferente da que está nas fotos acima. Há também outro capacitor amarelo na parte frontal da placa com classificação de 0,1uF. O problema com minha unidade ainda pode ser o capacitor, ou eu tenho uma versão atualizada e o problema é outra coisa?
Consegui consertar a máquina. Os capacitores estavam bons e dentro das especificações quando os dessoldei e testei. O problema estava na caixa de engrenagens, onde um disco de aço sob a rebarba era mantido no lugar contra uma engrenagem de plástico com molas e rolamentos de esferas. As molas e os rolamentos de esferas estavam soltos na caixa de engrenagens, então o disco e a engrenagem apenas escorregavam um contra o outro. Dobrei as molas que haviam sido mastigadas pelas engrenagens de volta à forma e coloquei-as e os rolamentos de esferas de volta no lugar. Agora a máquina pode moer sem esforço. Eu não sei por que a máquina estava quebrada em primeiro lugar, pois era um modelo de exibição anterior não utilizado de uma loja. Ou um cliente na loja o quebrou tentando moer algo que não era um grão de café, ou algumas das molas e rolamentos de esferas já haviam se soltado durante a montagem na fábrica.

#32 ·
Olá,

Peço desculpa por me juntar ao coro, mas também tenho um Wilfa Svart com defeito. A garantia tinha acabado de expirar e o vendedor não reconheceu os meus e-mails a pedir ajuda (a pandemia tinha começado, por isso é possível que não tenham conseguido).

A questão com o meu era que começou a soar como se a velocidade estivesse a flutuar, mesmo quando não havia grãos no moedor. Agora parou de funcionar completamente. Isso se encaixa no perfil? Presumi que o motor tinha queimado.

Agradeço qualquer conselho que possa oferecer.

Obrigado

#34 · (Edited)
Olá a todos. Segui o guia acima - soldei um novo capacitor de 0,33, coloquei tudo de volta e ainda está fazendo exatamente a mesma coisa - <1 segundo de ação e depois nada. Poderia ser o capacitor de 0,47 na parte inferior da placa?

Foi a minha primeira vez a soldar e a fita de dessoldar realmente não parecia estar funcionando, então usei a bomba e os pedaços de placa de circuito de cobre podem estar um pouco danificados...?

#35 ·
Eu também tive o problema com o motor cortando a cada ½ segundo, começando assim o moedor 20 vezes para moer uma única porção de café.

Graças à inspiração de lake_m neste tópico, eu tentei e comprei um novo capacitor de 0,33uF da Elextra por €1,6. Após a desmontagem do moedor (veja o exemplo em vídeo), dessoldei o capacitor defeituoso da parte traseira da placa de circuito usando uma fita dessoldadora. Infelizmente, também levou o cobre da placa de circuito onde as duas pernas do capacitor estavam presas, provavelmente o que Jimlee99 encontrou. Para corrigir isso, o circuito de cobre mais externo e oculto foi revelado da placa de circuito, arranhando-o com uma faca de hobby.

Também as pernas do novo capacitor eram um pouco curtas, então foram alongadas. A perna esquerda do novo capacitor foi presa ao circuito de cobre revelado e a direita ao "solavanco" de outra junta de solda.

Depois disso, o moedor está funcionando novamente. O capacitor defeituoso mediu uma impedância em torno de xx nF, flutuando violentamente.

Tive a sorte de obter ajuda de um mecânico de eletrônica experiente e usar seus bons equipamentos e ferramentas de soldagem.
A montagem da caixa do moedor foi realmente bastante difícil e levou muitas tentativas antes de ter sucesso.

O suporte ao cliente da Wilfa foi muito útil e me enviou um novo moedor, que ainda não usei, pois me senti mal em jogar fora um moedor com apenas 1½ anos.

Obrigado

Status
Not open for further replies.
You have insufficient privileges to reply here.