Coffee Forums banner

Gaggia Classic precisa de restauração (não funciona)

533 views 6 replies 4 participants last post by  Davy Doo  
#1 ·
Tenho uma Gaggia Classic antiga que parece ser um modelo de 2002 fabricado na Itália, que atualmente não está funcionando e, portanto, muito provavelmente precisará de alguns reparos. Ela tem bastante ferrugem na carroceria (era assim quando a comprei!), um topo amassado, parafusos enferrujados, e o porta-filtro já viu dias melhores (ele e a cesta estão bem pretos e a alça de plástico parece um pouco quebrada).

Para contextualizar, guardei-a na garagem em novembro de 2020 depois que comprei uma nova máquina de café expresso, momento em que estava funcionando e eu a usava diariamente. Antes de guardá-la, lembro-me de ter ligado a máquina sem água no tanque para tentar esvaziar a caldeira de água para armazenamento. Este mês (~4 anos depois) tirei-a da garagem para ver se ainda funcionava e, infelizmente, parece que algo não está certo e não consigo fazê-la funcionar.

• Ao ligar a máquina e pressionar o botão de preparo, a bomba faz um barulho alto e não puxa água do tanque

• Abrir a vareta de vapor e ligar o botão de preparo (com ou sem o botão de vapor) também não puxa água

• Tentei "escorvar" a caldeira forçando um pouco de água através do tubo para dentro da caldeira, mas ela parecia sair da abertura de volta para o tanque e não através do grupo de preparo ou da vareta de vapor
Talvez seja um conserto fácil para alguém que sabe o que está fazendo, ou talvez haja algumas peças que precisam ser substituídas, mas não me importo o suficiente para descobrir, então pensei em ver se há alguém que gostaria de tentar consertá-la.

Ela está localizada em Milton Keynes e eu preferiria a coleta se alguém estiver interessado.

#3 ·
Tenho uma Gaggia Classic antiga que parece ser um modelo de 2002 fabricado na Itália, que atualmente não está funcionando e, portanto, muito provavelmente precisará de alguns reparos. Tem bastante ferrugem na carroceria (era assim quando a comprei!), um topo amassado, parafusos enferrujados e o porta-filtro já viu dias melhores (ele e a cesta estão bem pretos e a alça de plástico parece um pouco quebrada).

Para contextualizar, guardei-a na garagem em novembro de 2020, depois que comprei uma nova máquina de café expresso, quando ela estava funcionando e eu a usava diariamente. Antes de guardá-la, lembro-me de ligar a máquina sem água no tanque para tentar esvaziar a caldeira de água para armazenamento. Este mês (~4 anos depois), tirei-a da garagem para ver se ainda funcionava e, infelizmente, parece que algo não está certo e não consigo fazê-la funcionar.

• Ao ligar a máquina e pressionar o botão de preparo, a bomba faz um barulho alto e não puxa água do tanque

• Abrir a vareta de vapor e ligar o botão de preparo (com ou sem o botão de vapor) também não puxa água

• Tentei "escorvar" a caldeira forçando um pouco de água através do tubo para dentro da caldeira, mas ela pareceu sair da abertura de volta para o tanque e não através do grupo de preparo ou da vareta de vapor
Talvez seja um conserto fácil para alguém que sabe o que está fazendo, ou talvez haja algumas peças que precisam ser substituídas, mas não me importo o suficiente para descobrir, então pensei em ver se há alguém que gostaria de tentar consertá-la.

Ela está localizada em Milton Keynes e eu preferiria a coleta se alguém estivesse interessado.

Primeiramente, eu tentaria descalcificar a máquina. Acho que ligar e desligar repetidamente o interruptor de preparo geralmente resolve o problema. Mas esteja preparado para gastar algum tempo fazendo isso.
Se isso falhar, você precisará desmontar a máquina. Descalcifique o solenóide e despeje descalcificador nas portas do solenóide na cabeça de preparo.

O maior problema é a ferrugem. Ela precisará ser tratada e, possivelmente, soldada para dar à caixa sua rigidez de volta.

Eu diria. Contanto que você esteja preparado para fazer algum trabalho, este é um problema que você não teria problemas em fazer sozinho.
No entanto, você está perto, ish, de Leicester. Você poderia passar por lá e poderíamos fazer isso juntos. Ou você poderia deixar e voltar quando estiver pronto. Sem custo.
Eu não posso, no entanto, fazer a soldagem. Apesar de ser um ex-operador de soldador robô. Mas posso fazer qualquer preparação.

#6 ·
Obrigado pelas suas amáveis respostas - talvez eu tenha sido um pouco rápido em condenar esta máquina. Vou seguir o conselho e tentar descalcificá-la, etc., para ver se ela volta a funcionar e informarei!
Descobri que cada máquina leva tempo para ficar feliz, ou, por assim dizer, aprender a dirigir. Mesmo dois clássicos de 2006 podem ter "personalidades" diferentes.
Aproveite para conhecer sua máquina, vai valer a pena!