Você tem que testar, eu ainda não tenho a máquina.
A dose de 15 g é uma moagem mais fina do que a dose de 18 g, a menos que as cestas levem isso em consideração e tenham uma superfície de orifícios diferente (normalmente não têm).
Uma moagem mais fina é muito propensa a canalização, especialmente se o moedor não for o melhor, ou bom, e uma moagem mais fina tem mais superfície para extrair, então você acaba com extrações mais altas, que em algumas, digamos, torras médias a escuras não é algo que você quer, a menos que você puxe proporções um pouco mais curtas, então tudo bem.
Talvez com a dose de 15g, se você puxar 32g, o aftertaste será um pouco estranho, picante, amargo, seco, mas se você puxar 26g de uma torra específica, você vai gostar mais.
De 18g você pode gostar de 36g ou até 40g por causa da extração mais lenta e da moagem mais grossa.
Normalmente, dependendo do moedor, é claro (alguns moem muito mais fino, por exemplo, SSP), você quer brincar com doses mais altas ou doses menores. Para torras mais escuras, obtenho melhores resultados em doses mais altas, em vez de moer muito fino com doses pequenas.
Os shots feitos de 18-20g para robusta ou torras mais escuras são mais aveludados, mais ricos e mais redondos em geral. Então eu sou um pouco contra doses menores, depende do café, do tipo, do seu gosto. Para o meu café, eu gosto de doses de 17-18g, mas em 58mm com perfilamento.
17-18g em 58mm não é equivalente a 17-18g em 54mm, eu não sei agora qual é a diferença, mas para 45mm foi 12g equivalente a 20g em 58mm. Espero que você entenda o que estou tentando dizer com a última frase.
54mm é mais tolerante com doses menores.